Feliz... Adaptado... Produtivo... Um pássaro numa gaiola a antibióticos...

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Evangelho segundo Pacheco

Reza a história que há cerca de 2006 anos, algures em Belém, na Cisjordânia, terá nascido um jovem que acabaria por ter um papel chave na nossa cultura tal como a conhecemos.

Segundo os autores da época, Maria - virgem e boa rapariga - teria sido visitada pelo Arcanjo Gabriel e que este lhe teria informado que se preparasse porque aquela barriga ia crescer. José, que nunca lhe tinha tocado até esse momento, e após uma curta visita do Espirito Santo, acreditou piamente no fenómeno conhecido como imaculada concepção.

Devido ao facto do jovem casal não ser oriundo de Belém, tendo-se dirigido aí apenas por motivos burocráticos (que já os havia), acabaram por ter de dar o filho à luz numa manjedoura. Hoje em dia todos os presépios contam com as seguintes "figuras tipo": o jovem casal, os 3 reis magos, uns pastores, uma vaca e um burro.

Confesso-me desde já como pouco crente em milagres e/ou fés religiosas. Como tal dificilmente teria acreditado numa história em que uma moça intocada ficaria grávida por obra e graça do Espirito Santo. Da mesma forma, acredito que muitos dos habitantes da época terão pensado como eu, e tendo em conta os grandes erros de tradução que se conhecem existirem na Bíblia, a minha pergunta é a seguinte:

- O facto de a Bíblia referir que existia um burro e uma vaca na manjedoura é um erro de tradução ou de contagem?

P.S. Já agora, quando andarem a desejar Feliz Natal a tudo o que mexe, recordem-se ao menos que eu fui o primeiro a fazê-lo este ano (
Ao menos uma vez, 3/6/06)

terça-feira, dezembro 05, 2006

A química do marketing

Na esperança de cativar novos consumidores cria-se a necessidade de encontrar novos nichos de mercado. Como tal, a indústria tende a virar-se para outro tipo de oferta mais sofisticada do que a insipida variedade até então existente.

Sem ser velho começo lentamente a deixar de ser novo, e posso com segurança afirmar que ainda sou do tempo em que os iogurtes eram de sabor a morango, banana ou pura e simplesmente naturais.

Agora temos iogurtes com Bacilos DanRegularis, duas vezes mais cálcio e vitamina D, L.Casei Imunitass, Bifidus Activo e/ou Benecol. Tudo chavões perfeitamente desconhecidos do saber comum, mas apelativos o suficiente para que (independentemente do facto de ser bêbado, toxicodependente, diabético, homem, mulher, adulto, criança, gordo, magro, branco, amarelo, preto ou azul à bolinhas) sobre um qualquer efeito placebo consigamos afirmar: "Tomei isto, sinto-me melhor!"

A química já não consegue acompanhar o marketing, como tal aguardo o passar do tempo até chegarmos ao inevitável cúmulo em que os iogurtes - após cuidadosa prescrição do médico especialista - irão passar a ser vendidos apenas em farmácias.