Feliz... Adaptado... Produtivo... Um pássaro numa gaiola a antibióticos...

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Evangelho segundo Pacheco

Reza a história que há cerca de 2006 anos, algures em Belém, na Cisjordânia, terá nascido um jovem que acabaria por ter um papel chave na nossa cultura tal como a conhecemos.

Segundo os autores da época, Maria - virgem e boa rapariga - teria sido visitada pelo Arcanjo Gabriel e que este lhe teria informado que se preparasse porque aquela barriga ia crescer. José, que nunca lhe tinha tocado até esse momento, e após uma curta visita do Espirito Santo, acreditou piamente no fenómeno conhecido como imaculada concepção.

Devido ao facto do jovem casal não ser oriundo de Belém, tendo-se dirigido aí apenas por motivos burocráticos (que já os havia), acabaram por ter de dar o filho à luz numa manjedoura. Hoje em dia todos os presépios contam com as seguintes "figuras tipo": o jovem casal, os 3 reis magos, uns pastores, uma vaca e um burro.

Confesso-me desde já como pouco crente em milagres e/ou fés religiosas. Como tal dificilmente teria acreditado numa história em que uma moça intocada ficaria grávida por obra e graça do Espirito Santo. Da mesma forma, acredito que muitos dos habitantes da época terão pensado como eu, e tendo em conta os grandes erros de tradução que se conhecem existirem na Bíblia, a minha pergunta é a seguinte:

- O facto de a Bíblia referir que existia um burro e uma vaca na manjedoura é um erro de tradução ou de contagem?

P.S. Já agora, quando andarem a desejar Feliz Natal a tudo o que mexe, recordem-se ao menos que eu fui o primeiro a fazê-lo este ano (
Ao menos uma vez, 3/6/06)

1 comentário:

Anónimo disse...

tu estás sempre um passo à frente de toda a gente... beijokitaaaa